Volante Ralf de volta ao Corinthians | Relembre trajetória e os gols
O volante Ralf está de volta ao Corinthians, multicampeão pelo clube do Parque São Jorge acertou o seu retorno para atuar no biênio 2018/2019.
Depois de atuar no futebol Chinês por duas temporadas após deixar o Corinthians seguidamente ao hexacampeonato brasileiro conquistado ao fim da temporada 2015. Ralf voltará a trabalhar com Fábio Carille, agora treinador, que está no clube desde 2009 e conhece muito bem o atleta.
História no Corinthians:
Ralf chegou ao clube em janeiro de 2010 a pedido do treinador Mano Menezes após se destacar no ano anterior no modesto Grêmio Barueri, na época o clube ainda procurava um substituto para o volante Cristian que saiu no meio da temporada de 2009 pra atuar no futebol turco. Ainda em 2009 o Corinthians apostou em 2 jogadores com história no clube para suprir essa ausência no meio campo, o volante Edu, jogador prata da casa que conquistou vários título pelo timão e Marcelo Matos que foi tetracampeão brasileiro na temporada de 2005, ou seja, Ralf, até então um desconhecido, precisaria lutar por espaço contra outros dois jogadores já “consagrados” no clube.
No início da temporada o treinador Mano Menezes promoveu um rodízio a fim de dar oportunidades a todos e fazer “testes” para a estréia na libertadores que seria em casa contra o Racing-URU, e quando essa estréia ocorreu, Ralf estava entre os titulares com a camisa 5 para não sair tão cedo, azar dos outros.
Ralf foi titular absoluto do Corinthians durante mais de 5 temporadas, somente em 2015 perdeu sua vaga de titular por questões técnicas, mas logo foi recuperada devido as lesões dos seus concorrentes e seguiu titular até o fim do ano.
Apelido de Pitbull:
Ralf foi carinhosamente apelidado de pitbull por nada mais nada menos do que Ronaldo Fenômeno, eles atuaram juntos na temporada de 2010 e o atacante o apelidou assim devido a dedicação do volante nos treinamentos, a forma séria e eficaz com que ele executava suas funções em campo, nunca foi expulso em todo esse período de Corinthians, isso um grande feito pra um jogador de tal posição.
Títulos:
Em 6 temporadas o volante conquistou 6 títulos:
- Campeonato Brasileiro 2011
- Libertadores da América 2012
- Mundial de Clubes 2012
- Campeonato Paulista 2013
- Recopa Sul-americana 2013
- Campeonato Brasileiro 2015
Jogos x Gols
Ao longo de 6 temporadas, Ralf fez 8 gols em 352 jogos, o que dá uma média de quase 59 partidas por ano, ou seja, ele não ficava de fora das partidas. Como os números sugerem, fazer gol não era seu forte, mas certamente que o primeiro gol da campanha do título da libertadores de 2012 foi marcante demais (relembraremos mais abaixo)
Gols x Temporada
2010: 2 gols
2011: 1 gol
2012: 2 gols
2013: 1 gol
2014: 1 gol
2015: 1 gol
Gols x Competições:
Campeonato Brasileiro: 6 gols
Libertadores da América: 1 gol
Copa do Brasil: 1 gol
Opinião Youtimão:
Começarei pelo fim, eu gosto da volta do Ralf, ele é um jogador aguerrido, não é de reclamar de nada publicamente, deve aceitar a reserva numa boa se assim for necessário e costuma se entregar ao máximo dentro de campo, não se tornou querido por grande parte da torcida a toa, mas faço algumas ressalvas:
- Elenco está recheado de volantes, a princípio não me parecia a posição carente e alguém ( ou mais de um ) precisará sair.
- Ralf sempre foi um jogador físico, se destacou pela forma em campo, não sei se com quase 34 anos conseguirá manter a pegada, normalmente jogadores que se utilizam muito da força e/ou velocidade tendem a sofrer mais com o passar da idade.
- Ralf precisará disputar vaga com Gabriel, um dos pilares do time atualmente, não conquistará essa vaga facilmente e não creio que o treinador pense num esquema pra usar ambos ( Eventualmente talvez )
Por fim, como a comparação com Gabriel, atual camisa 5 é inevitável, vejo o Ralf com uma vantagem ( não que seja a única ), o jogo aéreo, Ralf é muito bom em disputas aéreas, atributo esse que eu considero o principal ponto falho do Gabriel.
Relembre o vídeo abaixo os 8 gols de Ralf com a camisa do Corinthians, que nosso pitbull honre nossa camisa como sempre fez.